terça-feira, julho 25, 2006

Finalmente férias

Fiz ontem o meu último exame da faculdade.
A verdade é que nestes dias já não tinha cabeça para estudar, pois o meu cérebro estava em função de piloto automático, activado pelo sol, gastando toda a sua energia a imaginar praias paradisíacas, almoços prolongados, horas disponíveis a serem preenchidas com o que nos dá prazer e nenhuma obrigação a ser realizada.
Ontem o nosso estado de espírito estava bem patente na frase “o importante é que é o último”. Na verdade, que importa que corra mal? Que importa que tenhamos de o repetir em Setembro? Agosto está aí e neste momento isso é tudo o que importa.
Precisamos de descansar de um ano de estudo que custou a findar.
Andámos, durante dois semestres, cheios de trabalhos e frequências, com aulas práticas e teóricas, com dias inteiros passados dentro de uma faculdade que nem esplanada tem, onde a miragem do Sol não passa disso mesmo, de uma miragem. Ao longo deste ano, mal tivemos tempo para nos apercebermos que existia vida fora da faculdade, não tínhamos tempo para saídas com amigos e mesmo quando nos aparecia um tempinho livre estávamos de rastos para ir a qualquer lado mais longe que a nossa cama.
Mas a partir de ontem isso terminou, agora há que aproveitar para recuperar e armazenar forças para o ano que aí vem.
Hoje foi o meu primeiro dia sem a obrigação de estudar e passei-o da forma que a ocasião convida, ou seja, de “papo para o ar”. Considerei estas minhas horas, pródigas em não fazer nada, bastante proveitosas.
Sinto que é impossível não pensar que estamos cada vez mais próximos do fim. Falta apenas mais um ano para que tenhamos o nosso diploma na mão.
Apesar de esse dia ser tão desejado, não deixa de ser um bocadinho assustador pensar que iremos estar por nossa conta e risco, mas a vida é assim mesmo, temos de aprender a bater as asas para na altura certa nos arriscarmos a voar sozinhos.
Enfim, resta-me desejar que venham por aí altos voos para todos nós.
Boas férias.