segunda-feira, março 05, 2007

Ao filho que um dia espero ter

Esta noite sonhei que estava grávida de ti.
Quem és tu? És o filho que um dia espero ter. És o desenho de um sonho recente e de uma vontade imensa de formar uma nova vida.
Queria começar por te pedir desculpa por nem sempre te ter desejado, nem sequer sonhado. Tenta perceber que eu talvez fosse muito nova….talvez muito egocêntrica….talvez muito tonta.Mas hoje, o meu maior medo é que não te possa ter. Que a vida me troque as voltas e me impeça de te construir dentro de mim. Que não me deixe concretizar tudo o que a minha imaginação inventa, sem preocupações de limites nem de tempo.
Sabes, no dia em que nasceres também irei chorar, tenho a certeza. Quando levares a primeira palmada, aquela que te irá abrir os pulmões a um mundo desconhecido, deixarei escorrer lágrimas gordas, pois também estarei, a partir daquele momento, a entrar no desconhecido para o resto da vida.
Espero que quando te colocarem no meu peito, te sintas quente, protegido e acalmes. Sei que eu acalmarei quando assim estiveres, porém, as lágrimas irão continuar a cair. A felicidade de te ter nos braços deve mantê-las em movimento nas horas seguintes.
Acho que também posso já começar por me desculpar, é que nos primeiros tempos não saberei o que te fazer, não irei saber se choras de fome, se de cólicas, e isso pode desesperar-te um bocadinho. Nessa altura só te peço, tem paciência comigo. Sou nova nestas andanças, tal como tu.
Depois de nasceres, passarei a ser uma pessoa com vida em dois corpos, residindo a ironia no facto do mais pequeno ser o que tem mais importância em relação ao maior.
Devo avisar-te que a vida cá fora não é muito fácil, no entanto, garanto-te que estarás sempre rodeado de quem te proteja, de quem te beije o joelho magoado da queda, de quem te sopre o cisco do olho e te passe a mão na cara e diga que não há problema em cair, que o que é realmente importante é o levantar e que tu te levantas como ninguém.
Também tenho de te dizer que és feito de uma metade minha e do homem da minha vida e que, devido a esse facto, não terás um feitio fácil. Quanto a isso não poderei fazer grande coisa, a não ser deixar-te um conselho, nos piores momentos tenta usar o humor, até agora isso tem resultado com o teu pai.
Quanto ao teu pai poderás estar descansado, escolhi o melhor. Aquele que te amará acima de tudo e que te tornará adepto ferrenho e delirante do Benfica. Com ele vais aprender muito sobre o mundo real e o imaginário. E, acima de tudo, sobre o amor.
Seremos dois loucos apaixonados a mimar-te, a ti, ao filho que espero ter um dia.