terça-feira, agosto 29, 2006

"Não te amo por quem és mas por quem sou quando estou contigo"

Uma das minhas citações preferidas diz algo como “não te amo por quem és mas por quem sou quando estou contigo” e é atribuída a Gabriel Garcia Marquez.
Ponho-me a pensar, será que nos apaixonamos por uma pessoa pelo que esta é ou apesar do que é?!
Quando nos perguntam qual o nosso homem/mulher ideal, tendemos a responder com umas quantas características gerais. Quantas vezes já não ouvi o típico “que seja simpático, tenha humor, seja inteligente” e outros adjectivos do género?!
A verdade é que já conheci alguns rapazes que encaixavam no perfil e, ao contrário do que seria de prever, não me apaixonei por nenhum deles.
Por exemplo, tenho 3 defeitos evidentes, sou completamente distraída, posso dizer que isso me torna tão cuidadosa quanto um elefante numa loja de porcelanas, sou péssima com nomes, característica que já me proporcionou momentos embaraçosos e, por fim, tenho um sentido de orientação nulo, podem largar-me numa pequena vila portuguesa ou na Rússia que sentir-me-ei perdida em ambos os locais. Para além disto ainda sou uma teimosa convicta e uma ciumenta em negação. Agora digam-me, acham que alguém sonha em namorar uma rapariga assim?! Aliás, depois de lerem isto ainda devem estar surpreendidos como consigo manter uma conversa com outras pessoas, certo?! Bem, isso é simples, basta que eu não tenha de a tratar pelo nome, que esta não me pergunte caminhos e nem me deixe, sozinha, a tomar conta da sua jarra de vidro, desta forma, tudo correrá pelo melhor.
Isto tudo para servir de exemplo e suportar a minha teoria. Acredito que quem gosta verdadeiramente de mim, fá-lo apesar dos meus defeitos. Obviamente que tenho de ter algo de agradável, algo que atraia pelo lado positivo, porém, gostar do nosso lado bom é fácil e qualquer um o consegue.
Penso que amamos realmente outra pessoa quando passamos a tolerar o “lado menos bom” desta.
Por exemplo, quando somos adolescentes é comum acreditar que estamos perdidamente apaixonadas pelo “Zé Da Tasca Ao Lado” mas basta ver que ele usa meias brancas com raquetes para a paixão se esvair imediatamente. É que o idolatrar ou o simpatizar não toleram defeitos, isso, apenas o amor faz.