segunda-feira, março 26, 2007

"Cumpriu-se o Mar, e o Império se desfez/Senhor, falta cumprir-se Portugal!"Fernando Pessoa

Pela primeira vez Salazar ganhou uma votação de forma democrática e para isso foi preciso estar morto.
Obviamente que tudo não passa de um concurso mas não será falta de consciência considerar um ditador um grande português?
Será que quem votou na dita pessoa votaria também em Hitler? Provavelmente não, afinal Hitler foi um ditador que matou, que perseguiu e torturou milhões, nada como o nosso ditadorzinho pessoal que fez tudo isso mas numa escala mais pequena.
O que também não deixa de ser curioso são os jovens que defendem Salazar como tendo sido um grande português, esses mesmos que consideram os próprios pais uns tiranos apenas porque têm hora marcada para chegarem a casa. Vivemos num país de ignorância (um dos legados mais fortes de Salazar) e hipocrisia, onde o que é bom é sempre o que já passou. Esses mesmos miúdos não viveram em ditadura, tal como eu também não, mas foi-me transmitida a sensação de pavor que era ter alguém a bater à nossa porta de madrugada, o choro do meu pai em bebé, o pânico da minha avô, temendo que a qualquer hora lhe levassem o marido. Talvez os avós destes miúdos não lhes tenham contado esta história, talvez os avós destes miúdos não fossem os que temendo iriam abrir a porta, talvez fossem os que com o punho fechado batiam na mesma.
Também não acredito que aqueles votos tenham sido uma forma de protesto em relação ao estado actual do país. Se as pessoas se sentem injustiçadas, com um governo que não lhes agrada, então comecem a sair de casa para votar, informem-se do que lhes é prometido, lutem pelo que não se cumpre, aproveitem o facto de serem livres para falar, em vez de elogiarem quem os manteria para sempre calados, se pudesse.
Salazar deixou-nos uma pesada herança, inculcou em nós o espírito do respeitinho, do mais vale pouco que nada, retirou-nos todo e qualquer espírito de descobrimentos. Tornou-nos mais pequenos do que geograficamente somos ao diminuir-nos a alma.
Em última análise, quem explicará às vitimas de Salazar, e suas famílias, que o resultado de ontem foi apenas um jogo e não um elogio ao maior perseguidor e assassino do país?
Para terminar, fico a pensar na sorte que os apoiantes de Salazar têm por viverem em democracia, afinal, podem falar livremente e dar a sua opinião, mesmo quando esta é exactamente contra tudo aquilo que lhes concede tal atitude.

1 Comments:

Blogger ILCO said...

subscrevo

aos poucos lá vão ganhando tempo de antena, ´com isto tudo o PP talvez larga de vez o CDS...

4:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home