sábado, novembro 25, 2006

Estás predestinado ao sucesso ou ao riso geral?

Conhecem aquele género de pessoa que conta os acontecimentos da sua vida sempre de forma épica? Até as situações mais simples são relatadas como se divinas fossem. O que poderia ser dito como “espreitei para a sala e olharam para mim” surge sob a forma de “os meus jovens olhos acederam à curiosidade e espreitaram para dentro da sala, onde, devido ao meu atrevimento, muitos olhos de admiração surgiram e, de repente, fez-se luz para ambas as partes”.
Nada é simples, nada é casual, tudo é cheio de adjectivos e palavras caras. As ideias banais tornam-se geniais e a palavra “nós” desaparece, para ter em seu lugar o repetido “eu.”
O curioso é que, estes indivíduos, tendem a atrair a si pessoas de outro género, os do “ai desculpe senhor doutor por ter ousado respirar ao mesmo tempo que o senhor”. Se pensarmos nisso percebemos que faz sentido, afinal, os grandes egos precisam de “lambe botas” que os alimentem e lhes proporcionem “brilho”.
Estes egomaníacos tendem a procurar postos em que possam exercer poder, quer seja na taberna lá do sítio, quer seja numa empresa multinacional.
Gostam de propagandear a sua imagem como indivíduos sisudos, com um intelecto favorecido e destemidos perante a adversidade. Tentam espalhar uma aura de mistério, à sua volta, que se reflecte na pose que adoptam em qualquer lugar público. Escutam mais do que falam, afinal, esse é um dos segredos para se parecer brilhante.
Reparo agora que as pessoas que conheci, que se encaixam nesta discrição, pertenciam a origens opostas, umas muito humildes e outras muito ricas. Curioso como os opostos se foram encontrar no excesso de ego.
Ponho-me a imaginar que, provavelmente, eles passarão o dia a ouvir o relato da sua vida em voz-off, com música épica a acompanhar as suas decisões, tudo com origem na sua cabeça. Com tanto barulho de fundo, justifica-se que não oiçam realmente quem os rodeia.
E, todas as noites, antes de adormecerem, eles cumprimentam o seu ego e agradecem-lhe por ser como é, assim tão fantástico.