terça-feira, abril 18, 2006

Quem quer casar com a Carochinha,.....

Posso afirmar desde já que não sou nada do género feminista fervorosa, mas houve um comentário recente que me fez ter vontade de ir buscar uma parisiense das antigas, treinada em queimar soutiens, deixando-a a falar com o homem a quem este post se refere.
Na sequência da conversa que se estava a ter, o dito senhor dirige-se a mim, perguntando se eu sabia cozinhar. “Ora pois tá claro q não”, foi a resposta que o deixou indignado.
- “Então não sabes cozinhar? Como te pretendes vir a casar, assim?!”
- “Partindo do principio de que me desejo casar, é fácil, iremos a um cartório e casamos.”
- “Está bem, mas como vais arranjar marido sem saberes fazer comida?
- “Bem, posso estar a ser utópica, mas prefiro acreditar que o principal propósito de ele se casar comigo não será propriamente o meu dom na cozinha. Mas sei fazer bolos muito bons, portanto alimenta-se de bolos, seria um retomar á infância, que pelo que sei é um período que os homens gostam de evocar de tempos a tempos.”
- “Então só vai comer bolos, é?”(frase acompanhada de sorriso sarcástico).
- “Claro que não, existe sempre a comida congelada.” ( frase acompanhada de vontade de cometer homicídio brevemente).
Ele limitou-se a sorrir, fazer um ar tolerante e a conversa terminou por ali, com ele a ficar com a ideia de que serei uma idiota chapada e eu com a certeza absoluta de que ele o é.
Confesso que na cozinha apenas sei fazer doces, pratos principais nunca fiz (parto do principio que bifes grelhados não contam,...), mas também é verdade que nunca precisei. No dia em que morar sozinha, ou acompanhada por um representante do sexo masculino , terei de me desenrascar. Acredito até, que serei capaz de fazer um maravilhoso arroz de polvo, tendo na cozinha apenas um pacote de arroz e um canivete, qual Macgyver.
Tenho de assumir que acho uma certa graça ao facto dos homens maldizerem a “juventude” feminina que sai de casa sem saber cozinhar, cozer ou passar a ferro.
Que eu saiba também era suposto os homens saberem arranjar qualquer tipo de aparelho que se estragasse em casa, sem ser necessário chamar o canalizador, electricista, ou outro profissional do género. No entanto, quantos homens actualmente se sabem desenvencilhar nestes campos?! A diferença consiste no facto de as mulheres saberem que essa ideia é uma pré concepção de género (não sei se esta expressão existe, mas confere um certo ar intelectual ao texto, por isso, vou mantê-la) e vai daí continuam a casar-se com rapazes que não sabem distinguir um prego de uma bucha, não vindo nenhum mal ao Mundo por isso.
Quem não se lembra da história da Carochinha e do João Ratão?! Se ela não se armasse em cozinheira antes do tempo, o desgraçado não tinha caído na sopa e morrido.
Aliás, para a canção da Carochinha ser actual teria de sofrer algumas alterações, provavelmente para algo do género “ Quem quer ter uma união de facto com a Carochinha, que não coze nem cozinha”. Agora sim, seria uma carocha do ano 2000!!