terça-feira, setembro 06, 2005

Táctica Infantil

Hoje estive a pensar, porque raio vencem as crianças sempre pelo cansaço?? E principalmente, porque resulta isso tão bem com o meu irmão??
Se eu quero alguma coisa tenho de recorrer á lógica, enquanto a ele basta ficar durante uma boa meia hora a pedir o que quer, e sempre que lhe dizem não, questionar essa resposta infinitamente até que ela mude para um desesperado SIM.
Assim, se não o deixam fazer qualquer coisa que ele quer, segue-se um bombardeamento de porquês,..... deixa lá,......... mas não faz mal,.........num tom de voz especialmente treinado para a ocasião, até que a “vitima” já não aguenta mais e cede.
Não eram belos os tempos em que mal era permitido aos filhos olharem os pais de frente, quanto mais questionarem as respostas destes?! Mas tempos que já lá vão não voltam mais, daí a necessidade de encontrar outras soluções para esta crise, que se passa diariamente em muitos lares portugueses e sobre a qual a TVI ainda não fez nenhuma reportagem séria.
Uma das minhas propostas seria a de os pais passarem a ensinar a arte da resposta lógica e sustentada, aos filhos, desde o momento em que eles começam a falar.
Não seria muito melhor ter um filho de 8 anos a dar uma boa justificação, para o que quer fazer, do que o habitual som estridente, repetitivo, insistente e que no final leva os pais a descerem à mesma lógica infantil e responderem qualquer coisa como “não porque eu digo que não e acabou a conversa”?! Por exemplo, alguma coisa semelhante a : “Mas, repara Mãe/Pai segundo as estatísticas portuguesas os crimes na zona dos bairros de Lisboa têm vindo a baixar progressivamente, o que é indicativo de uma relativa segurança para me deixares ir brincar para a rua” ou então “ Li estudos recentes que falam das inúmeras vantagens da gelatina, portanto não percebo a tua dúvida acerca da minha vontade de adquirir benefícios para a minha saúde ao almoçar, lanchar e jantar gelatina.”
Acho que este é um assunto sério e espero que se alguém encontrar uma solução tão boa ou melhor que a minha, me comunique,............há muitas famílias a necessitar de ajuda.