domingo, outubro 22, 2006

E este ano o Natal começou (ainda) mais cedo


Estamos no final de Outubro e, se repararem, algumas lojas já apregoam o Natal.
Se por um lado me indigna este começar precoce da época natalícia, por outro, adoro ver os enfeites que são exibidos ostensivamente nas montras, onde os dourados e vermelhos predominam.
O encanto que sentia por esta época não desapareceu com o passar dos anos, apenas se modificou. Deixei de acreditar no Pai Natal, de pedir brinquedos e ver os desenhos animados exibidos a propósito. Hoje, encanto-me pelas ruas iluminadas, pelas janelas através das quais se vêem árvores enfeitadas e pelo tempo frio e chuvoso.
Confesso que estas coisas me apelam ao sentimento, fazendo-me imaginar uma família construída por mim.
Digam o que disserem o Natal apela a algo bonito. Durante um mês andamos pelas ruas a sorrir e não perdemos, tão facilmente, a cabeça com as inutilidades do costume.
Por um mês somos pessoas melhores.
Por um mês seremos todos o Pai Natal de alguém.