segunda-feira, janeiro 29, 2007

Frio??Hum,o que é isso?

Ontem, a Câmara de Lisboa não activou o alerta que proporcionaria colocar os sem abrigo debaixo de um qualquer tecto mais quente que o habitual.
Bom, só queria dizer aos senhores responsáveis por tal tarefa que esteve mesmo frio. Até nevou, repararam?! E segundo dizem, foi dos dias mais frios do ano.
Procurei uma razão para essa aparente “distracção” e pensei que talvez esses senhores pertençam ao grupo de pessoas que encontram um certo encanto ao viver na rua. Talvez admirem a força dos desabrigados e a sua resistência às adversidades. Talvez eles pensassem que os sem abrigo nem se fossem aperceber do frio que fazia.
Pode ser que achem bela a ausência de paredes que limitem, a liberdade aparente de quem não tem satisfações a dar nem obrigações a cumprir. Talvez considerem uma fonte de adrenalina o não saber o que se vai comer no dia presente. Nem no seguinte. Nem no outro. Claro que o risco de ser atacado a meio do sono também pode elevar a adrelina ao máximo ou ser considerado um fortalecedor de carácter.
Talvez lhes soe romântico e lhes lembre a infância o ter as estrelas como único tecto.
Podem ainda pensar que é fantástico não ter preocupações com o que vestir, nada de fatos, gravatas ou camisas e combinações a serem feitas.
Pode ser que exista até uma certa inveja, afinal, não existem protocolos a cumprir, festas aborrecidas às quais se tem de comparecer, nem conversa de circunstância a ser feita.
A sério, não me percebam mal, eu não estou a criticar profissionais. Penso mesmo que eles fizeram o que consideraram a melhor opção, acredito que gastaram várias horas a considerar a possibilidade de recolher os sem abrigo ou não.
Gosto de pensar que não o fizeram por mal, talvez eles apenas tenham gelado por dentro, ao longo dos anos, e, por isso mesmo, não se apercebam do quanto a temperatura baixa para os outros, nem mesmo no dia mais frio do ano.