segunda-feira, outubro 02, 2006

Filmes indianos - a descoberta de bons filmes!!

Quando eu era pequena lembro-me de, uma vez por mês ou algo como isso, ir com a minha mãe a casa da minha avó ver filmes indianos. Como devem perceber, este trauma que me foi infligido na infância poderá ser responsável por algumas atitudes menos mentalmente sãs, que em mim se manifestam, portanto, tratem de ser compreensivos.
Ontem recordei uma das pérolas desse mundo cinematográfico. A história consistia numa mulher lindíssima que era casada com um homem que a queria matar, de forma a ficar com a fortuna desta. Logo aqui, podem perceber o palpitar do coração que o enredo causava. Ora, depois de umas quantas traições e falhanços homicidas pelo meio, eis que ele finalmente concretiza os seus planos.
Um dos aspectos curiosos do filme é a forma como a heroína (a protagonista e não a substância que o argumentista deve ter tomado de forma a inspirar-se para tal enredo) morre. Não pensem nos poucos originais métodos de Hollywood em que se recorre com frequência à asfixia, aos tiros ou, até mesmo, ao envenenamento. Aqui, a jovem é cortada aos pedaços que serão posteriormente atirados ao rio. Convém referir que, até esse momento, foi acompanhado de várias músicas alegres e danças perfeitamente coreografadas, que me faziam questionar a capacidade do nosso pescoço girar em torno de si mesmo.
Se pensam que a história acaba aqui estão enganados. Não me recordo muito bem dos pormenores, porém, sei que um sapateiro encontra os pedaços da heroína e trata de a costurar. Uma vez ressuscitada, esta, organiza um plano genial para se vingar do marido. O final, será o esperado, com a protagonista a casar com o seu salvador e com o vilão morto.
Perceberam agora o quão injusto é não valorizarmos os filmes indianos?!
E pronto, agora que ajudei a indústria cinematográfica de um país do terceiro mundo, sinto-me muito melhor comigo mesma.